FESTIN – Festival de Teatro Independente

⇘Os espetáculos serão transmitidos da página do FESTIN⇙

⇨Clique aqui para acessar as transmissões! ⇦

Espetáculos Selecionados

Selecionados São Paulo/ SP

Loucas

Senhora X, Senhorita Y

¡Te Extraño!

Pontos de Vista de um Palhaço

Selecionados Interior

Plantar Cavalos para Colher Semenetes

Memórias Perdidas – A Noite que se Aproxima

Convite para Minha Festa de Aniversário

Arraigada – a saga popular de uma heroína

Espetáculos Suplentes

Suplentes São Paulo/ SP

Murro em Ponta de Faca

Na Nuvem

Mulher sem Fim

Suplentes Interior

Amâncio

Os selecionados serão contatados pela produção do FESTIN por e-mail.

_________________________________________________________________________________

A MB Produções Artísticas em parceria com o Alvenaria Espaço Cultural vem anunciar o chamamento  para a seleção de espetáculos e experimentos de grupos teatrais do Estado de São Paulo para compor a programação do 1° FESTIN – Festival de Teatro  Independente. Esta primeira edição, devido ao cenário de exceção e aos novos desafios impostos pelo combate à pandemia do Covid 19 acontecerá on-line entre os dias 01/04/2021 e 07/04/2021 com exibições gratuitas.  

O FESTIN – Festival de Teatro Independente nasce da necessidade de manter o teatro e as artes em pauta com a proposta de fomentar a troca entre artistas da capital de São Paulo e do interior, ativos na cena teatral independente, levando ao público produções autônomas. Reconhecemos a importância da realização do FESTIN 2021 como mais uma ferramenta de resistência.

Além da programação de 8 espetáculos, serão feitas duas mesas de conversa online com um artista de cada grupo participante e um mediador, visando o compartilhamento entre territórios.

A Curadoria do festival será feita sob a perspectiva de gênero, privilegiando espetáculos que tenham mulheres protagonistas, em cena, na dramaturgia, na direção ou na técnica.

1 – DA REALIZAÇÃO:

1.1 – O 1º FESTIN – Festival de Teatro Independente, será realizado no período de 01  a 07 de abril de 2021 com transmissões on-line.   

1.2 – O Festival compreenderá as seguintes atividades:

a)    Apresentações de 8 espetáculos teatrais, sendo 4 da cidade de São Paulo e 4 do interior do estado de São Paulo;

b)     02 Mesas de debates com 4 integrantes dos grupos participantes e 1 mediador cada;

1.3 – Os trabalhos deverão ser realizados, em conformidade com os padrões estabelecidos no item 4 deste edital.

2 – DA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

2.1 – Poderão inscrever-se grupos de todo o Estado de São Paulo representados por Empresa de qualquer natureza jurídica (MEI, EIRELI, ME, etc) que comprove sede no estado de São Paulo com Objeto Social compatível.

2.2 – Somente serão aceitas inscrições enviadas através do formulário de inscrição disponível no site do Alvenaria: www.alvenaria.art.br , do dia 01/02/2021 às 23h59 do dia 11/02/2021.

2.3 – A organização do Festival não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, após o prazo de 11 de fevereiro de 2021, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

2.4 O valor para cada espetáculo selecionado será de R$10.000,00 (Dez mil reais).

 3 – DA PROPOSTA DOS TRABALHOS E EXPERIMENTOS

3.1 – As obras poderão ter quantos integrantes forem necessários, desde que sejam respeitadas as medidas de segurança e recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, bem como as leis e decretos que regulamentam os estados e municípios dos grupos participantes.

3.2 – Os trabalhos deverão se enquadrar nas modalidades de inscrição descritas abaixo, seguindo os critérios de exibição deste Edital:

  1. gravados durante a pandemia, sem público – para transmissão por plataforma de streaming (Youtube, Twitch, etc)
  2. realizados ao vivo – na plataforma de videoconferência utilizada pelo festival.

Parágrafo único: Para análise da curadoria os espetáculos deverão ter registro prévio e o link deverá ser enviado através do formulário abaixo.

3.4 – Os espetáculos deverão conter obrigatoriamente na sua ficha técnica três técnicos, sendo 1 de áudio, 1 de luz e 1 de vídeo.

4 – DAS ESPECIFICAÇÕES DOS ESPETÁCULOS

4.2 – A duração dos espetáculos, deverá atender à seguinte minutagem: mínimo de 45 minutos, sem contar os créditos que são opcionais, ficando a critério do proponente.

4.3 – Não serão permitidas propagandas ou merchandising com imagens de marcas e logotipos de empresas ou produtos configurando publicidade no vídeo.

4.4 – O link do trabalho e experimento deverá ser disponibilizado nas plataformas na nuvem, streamings e outras (a exemplo de Google Drive, youtube, vimeo), ficando disponível durante todo o período de seleção e em caso de classificação o video deverá ser enviado em até 3 dias corridos no formato HD-1920 x 1080, resolução mínima de 720p, gravado no sentido horizontal. Caso o vídeo esteja hospedado como privado o envio da senha é obrigatório.

5 – DAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E RESPONSABILIDADES PARA TRANSMISSÃO AO VIVO

(tutorial)

5.1 – Ficará a cargo dos selecionados a opção de transmissão ao vivo do espetáculo na plataforma de videoconferência utilizada para o evento.

5.2 – Caso opte pela plataforma de videoconferência, o proponente assume o compromisso de garantir condições técnicas para a transmissão, como internet de alta velocidade, computador com especificações técnicas compatíveis, software de transmissão (como OBS) e outras necessidades que garantam a qualidade da transmissão.

6 – DA SELEÇÃO

6.1  A seleção dos trabalhos e experimentos será feita pela curadoria do Festival, formada por profissionais de notório saber e comprovada competência nas artes cênicas do Estado de São Paulo.

6.2 Serão selecionadas propostas de trabalhos e experimentos de grupos e artistas que possam integrar uma pluralidade de expressões artísticas privilegiando a Perspectiva de Gênero na programação do 1º FESTIN.

6.3 – Serão privilegiados espetáculos produzidos de forma autônoma, sem apoio ou leis de fomento, não excluindo a inscrição de projetos fomentados ou patrocinados. Ficando vedada a divulgação do patrocinador.

6.4 -No dia 24 de fevereiro de 2021 o resultado da seleção dos trabalhos inscritos estará disponível no site: www.alvenaria.art.br e nas redes sociais do Espaço Alvenaria.

7 – DA CONTRATAÇÃO

7.1 – Os grupos selecionados serão comunicados por e-mail e terão o prazo de 3 dias corridos para enviar à complementação da documentação que será solicitada na confirmação da seleção, sendo eles:

a) Contrato de apresentação artística devidamente preenchido e assinado;

b) Declaração de autorização do uso de imagem;

c) Cartão do CNPJ da Empresa Proponente;

d) Formulário para  imprensa preenchido com fotos e teaser (quando houver)

e) Carta de anuência dos três técnicos do espetáculo apresentados na ficha técnica.

f) Declaração de direitos autorais

8 – DO PAGAMENTO

8.1 – O pagamento do cachê acontecerá em até 7 dias úteis após o término do festival, mediante apresentação de conta bancária vinculada ao CNPJ, dados cadastrais e nota fiscal,  fornecida pelo proponente responsável pelo projeto selecionado.

9 –  DAS RESPONSABILIDADES

9.1– É de responsabilidade da Comissão organizadora do festival:

a) Exibir e divulgar o trabalho /experimento no período que antecede o evento.

b) realizar a transmissão dos espetáculos previamente gravados.

  1. Subir para plataforma de streaming as gravações dos espetáculos realizados por plataforma de videoconferência

9.2 – É de responsabilidade do grupo selecionado:

a) Liberação de montagem do Texto pela SBAT, ABRAMUS e ECAD. Em caso de textos autorais, apresentar declaração de liberação do próprio autor e em caso do texto já ser de domínio público, apresentar declaração de obra de domínio público assinado pelo proponente, ficando o FESTIN isento de responsabilidades;

b) Participar das mesas agendados pelo Festival;

c) Deixar o link do vídeo do espetáculo disponível durante a curadoria do Festival.

d) Gravar a apresentação realizada ao vivo e enviar o vídeo em alta resolução para a organização do festival logo após o término da apresentação.

10- DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 – A Comissão Organizadora do Festival poderá utilizar trechos de até 30′, fichas técnicas, material audiovisual e fotografias dos espetáculos selecionados ou atividades realizadas para divulgação do evento.

10.2 As transmissões serão feitas “Ao Vivo” e o link ficará aberto para visualização até o dia 14/04/2021.

10.3 – Os casos omissos nesse edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento junto com a equipe de curadores.

10.4 – Os espetáculos que não se enquadrarem nos itens acima serão automaticamente desclassificados.

Canal de dúvidas: produtoramb@gmail.com 

Este projeto foi contemplado com a Lei Aldir Blanc pelo PROAC EXPRESSO LAB do Governo do Estado de São Paulo.