DAS MÁSCARAS AO ARTÍSTA FABULADOR

CRONOGRAMA:
:Encontros semanais de 03 horas – terças das 15 às 18h – durante o período de 09 meses, com foco no treinamento das máscaras. 

OBJETIVO GERAL:
Realização de uma dinâmica de estudo que se compões de: aulas práticas e apresentações públicas no final do curso, visando Propagar o conceito e técnica de formação e criação artísticas experienciadas através da Pedagogia das Máscaras

JUSTIFICATIVA:
Esta prática teatral ou dinâmica de estudo, vem sendo adotada no interno do Clã Estúdio das Artes Cômicas, a 19 anos, por  sua fundadora, a artista Cida Almeida , que trabalha com a linguagem das máscaras como prática artística a mais de 25 anos, e que tem como premissa a formação do ator e a experimentação do teatro popular, a pesquisa e a investigação teatral.  
A prática teatral, aplicada em aula, se estrutura a partir da pedagogia das Máscaras Pedagógicas (neutra, larvária e expressivas) e das linguagens das máscaras da comédia: Clown, bufão e comédia dell’arte.
Vislumbramos agregar à nossa pesquisa o trabalho de dramaturgia, quando ocorrerá a apresentação pública, onde os aprendizes reescreverão as cenas finais a serem representadas.
Encontros com artistas que trabalham com a linguagem ou aulas teóricas abertas, poderão acontecer entre os módulos de máscaras. Apresentações públicas dos exercícios criados durante o treinamento acontecerão nos últimos dias de encontro. Poderão ser o impulso criador para um evento mensal a ser realizado na ALVENARIA. 

Os ENCONTROS e AS PRÁTICAS de EXERCÍCIOS PÚBLICOS funcionam para o desenvolvimento de aspectos intelectuais e práticos do artista: Um autor/artista é o artista completo. Transmitir e propiciar um aprendizado nesse sentido é estar construindo um futuro com mentes mais críticas, exigentes e despertas frente às adversidades, sugerindo caminhos criativos e inusitados.Temos a oportunidade de ampliar o universo artístico daqueles que estão à procura de caminhos que o ajudem a ser UM no meio de MUITOS. Ajudá-lo a encontrar seu papel, sua função dentro de um coletivo.

CARGA HORÁRIA: 108 horas

DURAÇÃO: de março a dezembro 

PÚBLICO-ALVO: artistas e estudantes de Artes interessados na linguagem das máscaras

FORMAS DE AVALIAÇÃO: Frequência de 75% para obter o certificado e uma cena individual onde será realizada uma avaliação coletiva.

OBSERVAÇÕES:Solicitar o uso de roupa preta, confortável, e meias calças pretas, velhas, desde o primeiro dia de encontro.

COORDENAÇÃO: Cida Almeida

SÚMULA CURRICULAR DO DOCENTE: 

Atriz, professora e Diretora formada pela ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA-ECA/USP e Filósofa pela UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL, nasceu em Salvador-Bahia em 05-08-1962.

Especializou-se em Treinamento, Conscientização e Preparação Corporal para Atores, alem de pesquisadora sobre a comédia em uma constante busca pelas “essências” e procedimentos desta forma de arte, estando à frente do Clã – Estúdio das Artes Cômicas, um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, desde 2001. No início dos anos 80 estudou Técnicas Circenses na Escola Picadeiro.Teve como mestre de clown,máscara neutra e comedia dell’art Francesco Zigrino,que frequentou a Escola de Jaques Lecoq. Faz parte do seu  currículo o desenvolvimento e aprofundamento técnico em Dança Contemporânea  através de cursos com Denilton Gomes e Sílvia Bittencourt, com quem trabalhou TÉCNICA DE ALONGAMENTO E CONTACT IMPROVISACION de 1984 a 1987. Começou a dar aulas em 1984 no Studio Sílvia Bittencourt. Fundou, em meados de 80, juntamente com os atores Leopoldo Pacheco, Sofia Papo e Athilio Bellini Vaz, a Cia. São Paulo Brasil de Teatro, onde trabalhou com os  diretores Augusto Francisco, Wagner Salazar, Silvia Bittencourt e Roberto Lage. Viajou com a Cia. para representar o Brasil em Festivais Internacionais de Teatro na Colômbia (Manizales e Cali) e Espanha (II Festival Ibero Americano de Cadiz), onde permaneceu pôr 1 ano .Ainda em teatro atou sob direção de Odavlas Petti, Francesco Zigrino ,Paulo Rogério Lopes, Paulo Dourado, Aimar Labaki ,Fernando Guerreiro e Gabriel Vilela 

FORMAS DE PAGAMENTO: Transferência bancária, Boleto bancário e Cartão de débito.